domingo, 8 de julho de 2007

Maravilhas do nosso mundo



Desde o mundo antigo, que o Homem se tem inspirado nos seus sonhos, nas suas fantasias, ilusões e utopias, para arquitectar e edificar verdadeiras obras de arte, de uma beleza raríssima, apenas conseguida nos espíritos de alguns personagens “fora-de-série”.

Entre numerosas maravilhas do nosso mundo, por vezes esquecidas e deixadas ao abandono por esse mundo fora, são consideradas como sendo

As Sete Maravilhas do Mundo Antigo
:
- Pirâmides de Gizé (Egipto),
- Jardins Suspensos da Babilónia,
- Estátua de Zeus (Olímpia),
- Templo de Artemisa (Éfeso),
- Mausoléu de Halicarnasso (Ásia Menor),
- Colosso de Rodes,
- Farol de Alexandria (Egipto).

Destas maravilhas, aquela que mais me fascina é sem dúvida os Jardins Suspensos da Babilónia.

Reza a lenda que os jardins terão sido construídos pelo Rei Nabucodonosor no Século VI, a.C. para conquistar e agradar à sua esposa, Amytis, que sonhava com os campos e com as montanhas verdes de sua terra natal, bem diferentes do local onde fora morar quando casou. Esta é a maravilha menos conhecida até hoje. Os relatos são poucos e nenhum sítio arqueológico foi até hoje encontrado, com vestígios do monumento. Agrada-me este misticismo todo à volta de uns jardins – suspensos – nas terras da Babilónia.

… entretanto, passaram-se os séculos, a obra cresceu…

O Homem quis mais, o mundo cedeu e Portugal apresentou ao mundo as novas 7 maravilhas do mundo moderno.

Eleitas por mais de 100 milhões de pessoas espalhadas pelos quatro cantos do mundo, as novas Sete Maravilhas do nosso mundo, foram escolhidas entre 21 candidatas, através da Internet, SMS ou linhas telefónicas de número acrescentado nos países que participaram nesta iniciativa, são hoje consideradas como sendo

As Sete Maravilhas do Mundo Moderno
:
- A Grande Muralha da China,
- Petra (Jordânia),
- Cristo Redentor (Brasil),
- Machu Picchu (Peru),
- Chichén Itzá (México),
- Coliseu de Roma (Itália),
- Taj Mahal (Índia).

De todas elas, sempre me fascinou o Taj Mahal na Índia. Este mausoléu consegue juntar toda a perfeição do amor a uma raríssima excelência arquitectónica, servindo ao mesmo tempo a inspiração de todos aqueles que tentaam capturar a sua magia em palavras.

O post vai longo, mas quando se fala em maravilhas do mundo é obrigatório falar dos sete mais belos monumentos vindouros de Portugal.

É verdade. Também nós fomos a votos e duma primeira lista de 77 monumentos, para uma segunda lista de 21 monumentos, saíram as eleitas

Sete Maravilhas de Portugal

- Mosteiro de Alcobaça
- Mosteiro dos Jerónimos
- Palácio Nacional da Pena
- Mosteiro da Batalha
- Castelo de Óbidos
- Torre de Belém
- Castelo de Guimarães

Não escondo alguma tristeza devido ao facto de uma das minhas maravilhas eleitas para a lista acima apresentada, não figurar entre as mesmas. Acho lindíssimo o Convento de Cristo em Tomar.