quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Não É Por Acaso

Segundo uma sondagem internacional realizada para o Fórum Económico Mundial, os professores são a profissão em que os portugueses mais confiam e também aquela a quem confiariam mais poder no país.

“A população confia nos professores porque é a eles que entrega os seus filhos. A sociedade reconhece a importância do papel da educação dos filhos”, comentou João Granjo, da Associação Nacional de Professores.

De acordo com a sondagem realizada pela Gallup para o Fórum Económico Mundial (WEF), os professores merecem a confiança de 42 por cento dos portugueses, muito acima dos 24 por cento que confiam nos líderes militares e da polícia, dos 20 por cento que dão a sua confiança aos jornalistas e dos 18 por cento que acreditam nos líderes religiosos.

Os políticos são os que menos têm a confiança dos portugueses, com apenas sete por cento.

Relativamente à questão de quais as profissões a que dariam mais poder no seu país, os portugueses privilegiaram os professores (32%), os intelectuais (28%) e os dirigentes militares e policiais (21%), surgindo em último lugar, com 6%, as estrelas desportivas ou de cinema.

A confiança dos portugueses por profissões não se afasta dos resultados médios para a Europa Ocidental, onde 44% dos inquiridos confiam nos professores, seguindo-se tal como em Portugal os líderes militares e policiais, com 26%.

Os advogados, que em Portugal apenas têm a confiança de 14% dos inquiridos, vêm em terceiro lugar na Europa Ocidental, com um quarto dos europeus a darem-lhes a sua confiança, seguindo-se os jornalistas, que são confiáveis para 20%.

Em ultimo lugar na confiança voltam a estar os políticos, com 10%.

A nível mundial, os professores são igualmente os que merecem maior confiança, de 34% dos inquiridos, seguindo-se os líderes religiosos (27%) e os dirigentes militares e da polícia (18%).

Uma vez mais, os políticos surgem na cauda, com apenas 8% dos 61.600 inquiridos pela Gallup, em 60 países, a darem-lhes a sua confiança.

Os professores surgem na maioria das regiões como a profissão em que as pessoas mais confiam.

Os docentes apenas perdem o primeiro lugar para os líderes religiosos em África, que têm a confiança de 70% dos inquiridos, bastante acima dos 48% dos professores, e para os responsáveis militares e policiais no Médio Oriente, que reúnem a preferência de 40%, à frente dos líderes religiosos (19%) e professores (18%).

A Europa Ocidental daria mais poder preferencialmente aos intelectuais (30%) e professores (29%), enquanto a nível mundial voltam a predominar os professores (28%) e os intelectuais (25%), seguidos dos líderes religiosos (21%).

Cortesia da Lusa e Destak

Porque será?

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Decreto Regulamentar n.º 3/2008, D.R. n.º 14, Série I de 2008-01-21

Na educação, a vergonha continua.

Ao fim de 4 anos de preparação especializada para ingressar na profissão de docente, volto a ser avaliado, como se o meu CURSO DE LICENCIATURA + uma PÓS-GRADUAÇÃO dum pré-requisito se tratassem, para fazer um exame que pode, ou não, comprometer ainda mais o meu futuro na área da educação.

Esta é mais uma vergonha consentida por todos os ministros e ministérios que infelizmente continuam a permitir que tudo se faça. Enfim... são só mais uns sacrifícios em prol dum país seguramente melhor, não é verdade Sr. Primeiro Ministro, José Sócrates Engenheiro do Curso Comprado e Sra Maria de Lurdes Arrogante e Prepotente Desde Que Não Seja na Assembleia da Republica Onde Só me Falta Chorar? A malta não se rala e a palhaçada continua.

Deixem-me que lhes diga uma coisa - As competências e as exigências que permitam o exercício de determinadas actividades, devem ser avaliadas ao longo de todos os ciclos de formação e NÃO DEPOIS dos mesmos. Obvious, não? Qualquer professor saberá isto. Você não!

Já agora, gostava que me dissessem o porquê de serem os Professores a fazer este teste para poder dar aulas. Os Sociólogos não têm de o fazer porquê? E já agora os médicos e enfermeiros não o fazem antes de começar a exercer porquê? Por acaso a Sra Ministra da Educação realizou algum exame antes de ser contratada para algum dos seus empregos? Que exames é que lhe fizeram?

Expliquem-me também como é que alguém só fica aprovado num exame com a classificação de 14, numa escala de 0 a 20 valores. À sanidade mental não lhe fizeram testes de certeza.

De facto você só faz Merda




Terminei o curso em Novembro de 2004. Fui colocado em 2005/2006, no último concurso sério e transparente(?) que o ministério da educação conseguiu proporcionar aos docentes (Refiro-me às Ciclicas). Tenho 218 dias de tempo de serviço e não sei se volto a dar aulas.

PS: Qualquer semelhança entre o que está escrito neste post e aquilo que se passa no nosso dia-a-dia não é apenas uma mera coincidência(?)

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Lisboa - A 2ª Cidade do Mundo a ser Visitada em 2008

Em meados de Dezembro de 2007, o prestigiado jornal Norte-Americano The New York Times apresentou uma lista de 53 lugares a visitar no ano de 2008, estando a cidade de Lisboa no 2º lugar do ranking.

A capital portuguesa é destacada por ser uma das cidades mais económicas cidades da Europa, mas também por estar "a emergir como uma força cultural", referindo-se o museu do coleccionador Joe Berardo, para a zona histórica de Belém, e ainda para o surgimento de modernos hotéis design como os Fontana Park e o Jerónimos 8.

Em 1º lugar do Ranking ficou Laos (país asiático) e em 3º lugar a Tunísia.

Já no início deste ano, Lisboa aparece em 3º lugar no “top ten” mundial dos locais a visitar em 2008. O conselho é dado pela ShermansTravel, editora norte-americana de publicações de viagem, em parceria com o Yahoo Travel.

"A capital mais barata da Europa Ocidental", segundo o inquérito da Mercer Consulting, é descrita como uma cidade atractiva não só pelos seus custos, mas também pelas suas sete colinas, pelas pequenas "vilas", enclaves cheios de charme e uma gastronomia inovadora. As ruas medievais de Alfama, as lojas do Bairro Alto e os restaurantes da zona Ribeirinha, onde o actor americano John Malkovich tem uma sociedade (Sushi da Bica de Sapato), são os sítios recomendados.

Os primeiros lugares da tabela são ocupados pelo Butão e pela Gronelândia.
Parabéns Lisboa!

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Primeiro Ministro de Portugal no seu VERY BEST



Coitadinho do Luís Amado que lá ficou agarrado ao ar!