quinta-feira, 4 de outubro de 2007

No Anorexia



Oliviero Toscani, o polémico fotógrafo que trabalhou para a Benetton entre 1982 e 2000, foi o mentor de uma campanha publicitária contra a anorexia, que culminou com uma publicidade afixada em gigantes placares na cidade de Roma e que está a chocar os italianos. Trata-se de uma campanha da marca «Nolita» intitulada «Não à Anorexia», com fotografias da modelo francesa Isabell Caro.

O seu corpo de apenas 31kg serve de testemunha para esta nova abordagem, que pretende chamar a atenção para as jovens, que tantas vezes sofrem deste problema.

Mas como tudo aquilo que choca gera sempre polémica, esta campanha não podia ser a excepção. Em Itália a “presidenta” da cidade italiana de Milão, Letizia Moratti, deu instruções para retirar dos espaços publicitários de competência municipal a campanha do fotógrafo, que mostra a foto da jovem anoréctica nua. Moratti disse que tinha ordenado a retirada dos anúncios por terem comovido a sociedade com a crueza das imagens.

Sinceramente, não fico nada descontente por imagens e campanhas publicitárias como estas chocarem a opinião pública. Só desta forma os leigos se apercebem daquilo que é, e daquilo que pode causar uma patologia destas.

Pelos vistos, em Itália, a opinião é algo diferente. Em Milão devem preferir campanhas de sensibilização feitas através de boletins informativos meramente descritivos, escondidas algures nos recônditos corredores de gabinetes, de quem se diz entendido nestas matérias.

Ao mesmo tempo, podemo-nos questionar acerca das vantagens deste tipo de publicidade no sentido de campanhas como esta poderem não servir às pessoas anorécticas que eventualmente poderão ver na imagem destas modelos um símbolo de beleza

Sem comentários: