A Aluna(?) reagiu da forma que se vê quando a professora lhe retirou o telemóvel durante uma aula. Não obedeceu às ordens e usou a força. Um dos seus colegas filmou a cena e colocou-a em formato de vídeo no Youtube. A Escola já abriu um processo de averiguações.
«Os professores são as novas vítimas do bullying», sustentou, em declarações à Lusa, a investigadora que é docente da Universidade do Minho (UM) e presidente da Comissão Directiva e Cientifica de Doutoramento em Estudos da Crianças.
«Tenho acompanhado casos em que os professores esperam ansiosamente que o ano escolar termine», referiu à margem do Fórum Educação para a Saúde. «Os professores têm dificuldade em controlar os alunos, não conseguem incentivá-los e ficam cada vez mais desmotivados», frisou Maria Beatriz Pereira, acrescentando: «Nos casos que acompanho, os professores são constantemente denegridos, rebaixados e humilhados pelos alunos».
Como «defesa», admitiu, os professores pouco podem fazer: «Apresentam queixa no conselho executivo, as crianças podem ou não ser suspensas, os pais são chamados à escola e pouco mais».
Infelizmente pouco mais podem fazer!
«Tomámos conhecimento deste vídeo hoje de manhã, mas não nos surpreende, porque sabemos de muitos casos assim. Infelizmente, porém, há muitos que nunca são denunciados. Trata-se de uma situação cada vez mais preocupante e que tem vindo a acentuar-se nos últimos tempos, porque existe uma grande desautorização dos professores. Vemos os alunos a tratarem a professora por tu, não existe respeito», considera Abel Macedo, lançando um ataque concreto:
«Como não existe respeito por parte do Ministério da Educação em relação aos professores, esse sentimento passa para os outros e, neste caso, para os alunos. É preciso ter muito cuidado, porque situações destas podem escalar para situações de maior violência».
in: http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=930350
O que é que a doente mental merecia? Nem me atrevo a escrever aqui...
O que é que o grunho que filmou a cena merecia? Nem me atrevo a escrever aqui...