quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Será a Bissexualidade o Futuro da nossa Espécie?




Umberto Veronesi, médico e ex-ministro da Saúde é o cientista italiano que afirma que a humanidade será bissexual.

A polémica foi lançada durante uma conferência no fim de semana passado na Toscânia, onde Umberto terá afirmado a futura bissexualidade humana «como resultado da evolução natural das espécies».

«O homem está a perder as suas características e tende a transformar-se numa figura sexualmente ambígua, enquanto a mulher está a tornar-se mais masculina. Desta forma a sociedade evolui para um modelo único», afirmou o médico.

Umberto Veronesi aponta o factor hormonal como indicador da evolução rumo à bissexualidade - «Desde o pós-guerra que a vitalidade dos espermatozóides diminuiu 50 por cento porque as mudanças das condições de vida estão a fazer com que a hipófise produza cada vez menos hormonas andróginas (masculinos)»

«O homem já não precisa de uma intensa agressividade física para sobreviver»

E as mulheres têm produzido cada vez menos hormonas femininas ao longo dos anos.

«É o preço que se paga pela evolução natural da espécie, que é positivo porque nasce da busca pela igualdade entre os sexos» afirmou Umberto.

Para o médico o sexo deixou de ser a única forma para procriar desde que as novas técnicas foram criadas, como a fecundação artificial e a clonagem.

Chiara Simonelli a professora de sexologia da Universidade La Sapienza de Roma Concorda com as previsões de Umberto.

Simonelli define este processo como resultado da evolução genética e da mudança de mentalidade, fenómenos que estão interligados e que se influenciam reciprocamente.

«Mas este fenómeno está no princípio. Para que tenha uma certa consistência é preciso esperar duas ou três gerações», afirmou Simonelli.

Por outro lado, o antropólogo Fiorenzo Facchini, da Universidade de Bolonha, discorda com a teoria da evolução natural para a bissexualidade.

«Do ponto de vista antropológico, a orientação sexual é definida a nível biológico pela espécie e isso não pode ser alterado».

Para Fiorenzo, a separação entre reprodução e sexualidade humana não é positiva.

«Separar a reprodução da sexualidade e do núcleo familiar não pode ser visto como uma vantagem para a espécie humana. A reprodução não é apenas o encontro de gametas, implica uma relação entre duas pessoas», declarou Facchini ao Corriere della Sera.

Este artigo pode ser consultado na íntegra aqui

domingo, 26 de agosto de 2007

Google Sky


A nova versão do Google Earth (Google Earth 4.2 Beta ) vem completamente optimizada e cheia de novidades. Já se sabia que com este programa poderíamos encontrar o mais recôndito lugar do nosso Planeta. Agora podemos também observar a mais surpreendente constelação do Universo.

Eu consigo ver a minha rua. Eu consigo ver o céu.

Esta nova versão do software conta com inúmeras novidades, tais como a inclusão de mapas antigos (do século XVIII, fornecidos por David Rumsey), a possibilidade de importação de informações geográficas e a impressão em altas resoluções, a criação de tours e zoom (in/out) em vídeo (além de poder exportá-los) e melhoramentos do sistema 3D.

O Earth 4.2 conta também com algo de surpreendente. A partir do software, podemos fazer um tour pelo universo, bastando para isso, um simples clique na funcionalidade que nos redirecciona para o Sky.

Há imagens de mais de um milhão de estrelas e de duzentos milhões de galáxias.As imagens foram montadas com material reunido entre diversas fontes externas, incluindo o Digital Sky Survey Consortium, o United Kingdom Astronomy Technology Centre e o Anglo-Australian Observatory, que serão actualizadas, com o passar do tempo.

A coordenadora do Google Sky, Carol Christian, assegura que «nunca antes um guia de todo o firmamento esteve disponível de forma tão ampla».

O Sky permitirá que os utilizadores se aproximem de mais de 100 milhões de estrelas individuais e 200 milhões de galáxias.

Acho que o Google está mais uma vez de parabéns, até porque desta vez nos ofereceu um telescópio virtual.

Podes fazer o download deste programa aqui.

domingo, 12 de agosto de 2007

Vanessa da Mata & Ben Harper - Boa Sorte/Good Luck



É só isso
Não tem mais jeito
Acabou, boa sorte

Não tenho o que dizer
São só palavras
E o que eu sinto
Não mudará

Tudo o que quer me dar
É demais
É pesado
Não há paz

Tudo o que quer de mim
Irreais
Expectativas
Desleais

That’s it
There is no way
It´s over, Good luck
I have nothing left to say
It’s only words
And what I feel
Won’t change

Tudo o que quer me dar / Everything you want to give me
É demais / It´s too much
É pesado/ It’s heavy
Não há paz / There is no peace

Tudo o que quer de mim / All you want from me
Irreais / Isn´t real
Expectativas / Expectations

Desleais
Mesmo, se segure
Quero que se cure
Dessa pessoa
Que o aconselha

Há um desencontro
Veja por esse ponto
Há tantas pessoas especiais

Now even if you hold yourself
I want you to get cured
From this person
Who poisoned you

There is a disconnection
See through this point of view
There are so many special people in the world
So many special people in the world
In the world
All you want
All you want

Tudo o que quer me dar / Everything you want to give me
É demais / It´s too much
É pesado / It's heavy
Não há paz / There is no peace

Tudo o que quer de mim / All you want from me
Irreais/ Isn't real
Expectativas / Expectations
Desleais

Now were Falling into the night
Um bom encontro é de dois

sábado, 11 de agosto de 2007

Segredos da fidelidade masculina


O artigo saiu no Primeiro de Janeiro e deva-se escrever acerca do mesmo, que até tem o seu “q” de interesse para esteticistas, cirurgiões plásticos, psicólogos, psiquiatras e outros que tais, desde que possam contribuir para a mudança (ou até quiçá da evolução do ADN) da espécie masculina.

Os investigadores das universidades de Durham e Saint Andrews, concluíram, “depois de terem pedido a mais de 400 britânicos, de ambos os sexos, que julgassem a personalidade de indivíduos masculinos retratados em fotografias numéricas alteradas”, que “as mulheres consideram que os homens com traços afeminados são mais fiéis e susceptíveis de se empenharem em relações longas do que os homens mais viris e masculinos.”
“A pesquisa, realizada pela Internet, pedia aos participantes que classificassem as caras a partir de critérios como propensão para dominar, ambição, riqueza, fidelidade, compromisso, aptidões parentais e calor humano.”
“Os homens com queixo quadrado, com nariz mais largo e olhos pequenos foram designados como mais dominantes, menos fiéis e com maior tendência para se revelarem maus pais, com personalidades menos calorosas.”
“Já os homens de traços mais finos, com lábios arredondados, olhos maiores e sobrancelhas mais curvadas foram, pelo contrário, foram considerados como melhores parceiros para uma potencial relação longa.”
“Os homens que sugerem estar de boa saúde receberam melhores classificações em termos de personalidade do que os de ar mais débil.”
“Os nossos resultados contradizem as afirmações segundo as quais o machismo é sinónimo de boa forma física e saúde. A virilidade dá um ar dominante, mas não garante obrigatoriamente uma boa forma física”, disse David Perrett, da Universidade de Saint Andrews.


A notícia pode ser consultada na íntegra clicando aqui.


quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Podemos ver estrelas que já desapareceram!

Foto feita pela Nasa, que mostra as mudanças de posição das estrelas no céu - ou melhor, as mudanças da Terra na ordem geral das coisas.

Já sabia que muito daquilo que vemos quando olhamos para o céu, nem sempre corresponde àquilo que ali está na altura em que para lá olhamos.

Ao encontro desta ideia, podem ler o artigo que se segue, retirado daqui.

Ao olharmos para o céu estrelado podemos estar a ver estrelas que já morreram há muito, que já desapareceram há muitos milhões de anos. E como é isso possível? O que se passa, é que essas estrelas estão muito afastadas de nós, mesmo muito afastadas. Como a luz viaja a uma velocidade que apesar de ter um valor muito elevado (300.000 km/s) é um valor finito, demora muito tempo a percorrer essa mesma distância, podendo demorar milhares de milhões de anos, de tal modo que quando chega a nós a estrela que emitiu essa luz, já pode ter outro tamanho, outra cor, ou até já ter morrido e desaparecido. Isto torna-se ainda mais fácil de compreender se pensarmos no seguinte: hoje em dia a informação que recebemos via e-mail ou telefone é imediata, ou seja sabemos “imediatamente” o que se está a passar, mas quando recebemos uma carta, as notícias nela contida, já têm um atraso de dois ou três dias, na antiguidade quando as notícias eram transportadas por pombos-correio ou por estafetas demoravam meses a chegar e por isso muitas das vezes já estavam completamente desactualizadas. Com a luz passa-se o mesmo, as distâncias são tais que a imagem que nos chega já está desactualizada. A própria imagem que temos do Sol já está desactualizada oito minutos. A luz da estrela que está mais próxima do Sol (próxima de Centauro), demora dois anos terrestres para chegar até nós e é apenas a nossa vizinha mais próxima, os objectos mais distantes emitem luz que demora dezoito mil milhões de anos a chegar até nós (mais coisa menos coisa - para mais pormenores ver “Uma ideia simples” - SAdeBolso nº1). Agora imagine comunicar com uma civilização que esteja num planeta tão afastado de nós que as suas mensagens demorem a chegar cá 300 anos (ainda assim a nossa vizinhança), quando recebêssemos a sua resposta (600 anos depois de termos enviado a primeira mensagem) a pessoa que a teria enviado estaria morta e o seu conteúdo muito desactualizado. Nesta conversa, qualquer engano, qualquer equívoco, demoraria 600 anos a ser corrigido.

NEMO 33 - A piscina mais funda do mundo



Fica em Bruxelas, na Bélgica e foi apelidada de NEMO 33. Estamos apenas a falar da piscina mais funda do mundo.

Tem diversos compartimentos que dividem a profundidade da piscina em 5, 10 e 33 metros.

São mais de 2,5 milhões de litros de água pura, cristalina e potável, mantidas a uma temperatura de cerca de 30ºC

Nada mau, hein?

Aqui fica o site - http://www.nemo33.com/